Skip to main content

Introdução à Análise de Decisões Informadas sobre Riscos Climáticos (CRIDA)


UNESCO
Enrollment is Closed

Sobre este curso

Damos-lhe as boas-vindas a este curso online da UNESCO Open Learning. As palestras deste curso online apresentam ao formando a CRIDA (Análise de decisões informadas sobre riscos climáticos), uma abordagem colaborativa para lidar com um futuro incerto. O curso é composto por 12 módulos de 1 hora cada, que incluem leituras, palestras em vídeo, verificações de conhecimentos e trabalhos. As palestras em vídeo incluem apresentações gravadas de cientistas de organizações mundiais de investigação e desenvolvimento, registadas na formação CRIDA de maio de 2019, realizada na Universidade de Stellenbosch, na África do Sul.

Este curso online termina com um projeto de conclusão em que o formando é convidado a desenvolver o seu próprio caso de estudo CRIDA para a sua situação local única, utilizando todos os conhecimentos e ferramentas obtidos durante as palestras.


O curso CRIDA é cofinanciado pelo FUST (Fundo fiduciário flamengo para a ciência da UNESCO) do Governo da Flandres, na Bélgica.


Conheça os formadores do curso


Dr. Eng. Koen Verbist, especialista em programas da UNESCO

O Dr. Eng. Koen Verbist é um especialista em programas que trabalha no ROSA (Gabinete regional da UNESCO para a África Austral), no Zimbabué, onde é responsável pela aplicação do IHP (Programa hidrológico intergovernamental), bem como pelo MAB (Programa Homem e biosfera) para a África Austral, para apoiar e implementar projetos interdisciplinares e intersectoriais no domínio das ciências naturais.

Tem apoiado a aplicação de estratégias de gestão do risco de inundações e secas na região, e apoiou o desenvolvimento do Atlas da seca, bem como a preparação de sistemas de monitorização de inundações e secas em vários países da região. Mais recentemente, apoiou a aplicação de casos de estudo CRIDA na região para abordar os impactos das alterações climáticas nos recursos hídricos e nos serviços ecossistémicos.

Possui um doutoramento da Universidade de Gante, na Bélgica, sobre a melhoria dos sistemas de captação de água em terras áridas e é coautor de várias publicações da UNESCO sobre estes temas, bem como de mais de 45 artigos científicos em revistas internacionais.

John Matthews, diretor executivo da AGWA (Aliança para a adaptação global da água)

John H. Matthews é o diretor executivo da AGWA, uma ONG com sede nos EUA. O conselho de administração da AGWA é copresidido pelo Banco Mundial e pelo SIWI, e apoiado por grupos como o Ministério da Cooperação e do Desenvolvimento Económico da Alemanha, o Ministério das Infraestruturas e do Ambiente dos Países Baixos e o Corpo de engenheiros do exército dos EUA, entre outros. O seu trabalho integra a política e a ciência da adaptação às alterações climáticas na gestão sustentável dos recursos naturais, nas operações de infraestruturas e no desenvolvimento económico. John Matthews trabalhou em cinco continentes e em cerca de 25 países. É autor ou coautor de livros, artigos e relatórios recentes sobre quadros de tomada de decisões para a adaptação de infraestruturas e ecossistemas hídricos aos impactos climáticos, abordagens resilientes aos fluxos ambientais, a integração de abordagens ecológicas e de engenharia para uma gestão eficiente da água, e a utilização de novas ferramentas económicas para apoiar o planeamento sustentável a longo prazo. Matthews tem sido solicitado por inúmeras ONG, bancos de desenvolvimento, ministérios governamentais, empresas e organizações de ajuda para prestar aconselhamento e apoio em questões de alterações climáticas e desenvolvimento relativos à água doce. Tem em curso um programa de investigação sobre estratégias de adaptação às alterações climáticas para a gestão de recursos na Grande Bacia da América do Norte, financiado pelo USGS, bem como uma subvenção da NSF dos EUA para fundir abordagens ecológicas e de engenharia com vista à gestão sustentável a longo prazo da água e das infraestruturas hídricas. É investigador principal de assuntos hídricos na Universidade do Estado do Colorado e professor auxiliar na Universidade do Estado de Oregon. Anteriormente, Matthews dirigiu o programa global de adaptação às alterações climáticas relativamente à água doce da WWF e o programa de alterações climáticas relativas à água doce na Conservation International durante quatro anos em cada um dos casos. Possui um doutoramento em ecologia da Universidade do Texas e ocupou um cargo de investigação pós-doutoramento em biologia da conservação no Serviço Geológico dos EUA. Vive em Corvallis, no Oregon, onde gosta de correr em trilhos, construir estruturas de madeira e procurar cogumelos selvagens.

Sadie McEvoy, investigadora do Deltares

A Dra. Sadie McEvoy é investigadora no instituto de conhecimento Deltares, nos Países Baixos. É especialista em gestão de recursos hídricos e planeamento de adaptação, em especial no envolvimento de partes interessadas nos processos de planeamento e de tomada de decisões. Os interesses de Sadie McEvoy passam pela aplicação de métodos para apoiar a tomada de decisões sob incerteza profunda (DMDU) em contextos de planeamento colaborativo. Trabalha também na integração das implicações espaciais da incerteza nos métodos DMDU.

McEvoy trabalha em projetos de planeamento e implementação de adaptação às alterações climáticas na Europa, na América do Norte, em África, na Ásia, na América Latina e no Médio Oriente. A sua investigação centra-se no planeamento da adaptação nos domínios dos recursos hídricos, da água urbana e da subida do nível do mar. Possui um doutoramento da Universidade de Tecnologia de Delft sobre a utilização e a eficácia de ferramentas de apoio ao planeamento na adaptação colaborativa de áreas urbanas. McEvoy faz parte do conselho de administração da Society for Decision Making under Deep Uncertainty e é a cientista da secção europeia do 6.º Relatório de avaliação do IPCC, do Grupo de trabalho II.

John Kucharski, economista principal do Corpo de engenheiros do exército dos EUA

Como economista principal no Instituto de Recursos Hídricos do Centro de Engenharia Hidrológica em Sacramento, na Califórnia, John Kucharski é o principal responsável pelo desenvolvimento e gestão do programa do principal software de apoio à decisão do Corpo de engenheiros do exército dos EUA para novos investimentos na gestão do risco de inundações, que também é amplamente utilizado por governos estrangeiros e empresas privadas. Lidera projetos de adaptação às alterações climáticas e de recursos hídricos internacionais em agências de desenvolvimento, instituições estrangeiras e grandes organizações não governamentais. É investigador principal em avaliação de riscos, modelação baseada em sistemas e fundos de investigação e desenvolvimento para a tomada de decisões sob incerteza profunda. Economista com experiência na condução de avaliações econométricas e estatísticas complexas de projetos de infraestruturas avaliados em vários milhares de milhões de dólares, políticas públicas e programas de desenvolvimento internacional. Registo comprovado de valor acrescentado pela diligência, inovação e liderança. Especialidades: gestão integrada de recursos hídricos, adaptação às alterações climáticas, dinâmica de sistemas, modelação estatística, desenvolvimento de software, modelação económica e econométrica, desenvolvimento de programas internacionais e gestão de projetos. Linguagens informáticas: C#, VB.NET, VBA, Python, R, SQL, Java, STATA. Idiomas: inglês (nativo), espanhol (fluente), tailandês (básico).

Pré-requisitos

Nenhum.

Perguntas frequentes


Que navegador Web devo utilizar?

O site da UNESCO Open Learning funciona melhor com as versões atuais do Chrome, Firefox ou Safari, ou com a versão 9 ou superior do Internet Explorer.